É Carnaval, é Folia, Nesse Dia Ninguém Chora...

Não poderíamos deixar em branco essa grande festa popular.
Nosso baile de Carnaval foi muito animado!

Não foram só as crianças que se divertiram!

Acolhimento do PEJA

Consideramos os alunos do PEJA muito especiais. São pessoas que trabalham o dia inteiro e se esforçam ao máximo para frequentar a escola e aprender, nas poucas horas de folga que tem.
Apesar do número crescente de jovens entre 15 e 20 anos, a maioria dos alunos está na idade adulta. Temos inclusive diversos idosos, entre eles Dona Dulce, com mais de 80 anos, e muita vontade de ir às aulas - não falta uma.
A acolhida aos alunos foi pensada para apresentar a nova direção, e ao mesmo tempo incentivá-los a continuar os estudos. Para isso, chamamos nossa querida ex-aluna Telma Cordeiro, que ingressou no CIEP para cursar o Bloco II do PEJA I (correspondente ao 4º e 5º anos do Ensino Fundamental), e hoje em dia é formada em Pedagogia Bilíngue.
Sua fala foi emocionada, como muitos momentos do dia-a-dia do PEJA:

Fiquem com o vídeo que apresentamos aos alunos... Lindo demais!

Começando o Ano... Acolhimento da Educação Infantil

"Neste momento, o mais importante é acolher, abraçar e aconchegar..."

Um novo ano começa, e os primeiros a chegar são os pequeninos. Com suas mochilas muitas vezes maiores que eles, seus passinhos miúdos, seu choro de saudade da mãe.
A acolhida é um momento fundamental na boa adaptação à escola. Eles chegam antes de todas as outras crianças, para que possam conhecer e se acostumar ao ambiente escolar sem pressa.
E nesse momento, são necessários muito carinho, paciência e bom humor. É onde começaavontade de aprender, de estar presente, de conviver.
Nossa semana de acolhimento foi muito tranquila, e contou com diversas atividades, dentro e fora de sala de aula:

Conhecendo as salas, os brinquedos, a piscina de bolinhas...
Conhecendo o parquinho...
Professoras no parquinho:
Aluninho super esperto mostrando orgulhoso sua produção:

A Inauguração

O CIEP foi inaugurado em 8 de maio de 1985, durante o governo de Leonel Brizola.Em sua inauguração, estiveram presentes várias autoridades, entre eles o próprio governador, o então presidente José Sarney, e o idealizador da filosofia dos CIEPs, professor Darcy Ribeiro. Abaixo, algumas manchetes da época (clique para ampliar):

A Estrutura do CIEP

Idealizado pelo professor Darcy Ribeiro, o CIEP foi criado para ser uma revolução no ensino público, atingindo as classes populares de forma especial, através de práticas pedagógicas que visavam ao desenvolvimento do pensamento lógico e das noções básicas da cidadania, buscando oferecer ao aluno novas oportunidades.
A estrutura foi projetada por Oscar Niemeyer, e compõe-se de um prédio principal, a Sala de Leitura e a quadra de esportes.
No prédio principal, localizam-se:
- No térreo, o pátio coberto, o refeitório, a cozinha e a despensa, e o auditório;
- No primeiro andar, as salas da administração (Secretaria, Direção e Coordenação Pedagógica), sala dos professores, mini-copa, sala de vídeo, laboratório de informática e oito salas de aula;
- No segundo andar, 12 salas de aula;
- Na cobertura, as duas residências (masculina e feminina).
A sala de leitura, em formato octogonal, mantém e universal e livros didáticos. um grande acervo de livros infantis e juvenis, além de clássicos da literatura
brasileira.
A quadra possui uma ampla arquibancada e dois vestiários anexos.

Quem Foi Tancredo Neves?

Tancredo de Almeida Neves nasceu em 1910, na cidade de São João del Rey, Minas Gerais. Era filho de Francisco de Paula Neves e Antonina de Almeida Neves.
Com 18 anos, o jovem Tancredo mudou-se para Belo Horizonte, para cursar a Faculdade de Direito, onde se formou em 1932.
Inicia sua carreira política em 1935, elegendo-se vereador e presidente da Câmara de São João del Rey.
Em 1938, casa-se com dona Risoleta Guimarães Tolentino.
Em sua longa carreira, elegeu-se deputado estadual, deputado federal e senador. Foi também diretor do Banco do Brasil e primeiro-ministro no tempo do parlamentarismo.
Em 1982, elegeu-se governador de Minas Gerais, mas interrompeu o mandato para se candidatar, em 1985, à presidência da República.
No dia 15 de janeiro de 1985, Tancredo é eleito presidente, na última eleição indireta do país.
A posse estava marcada para o dia 15 de março. No dia anterior, às 22h30min, é levado para o Hospital de Base de Brasília.
Durante 38 dias, todo o país só tinha uma preocupação: a saúde do presidente.
Na noite do dia 21 de abril de 1985, dia de Tiradentes, o Brasil é informado de sua morte.
Tancredo Neves, patrono de nosso CIEP, permanece como símbolo do maior, mais alegre e mais pacífico movimento popular de mudanças políticas já ocorrido na história do Brasil.(texto de pesquisa feita pelos nossos alunos)