Objetivo: Estimular a criatividade da criança; trabalhar proporcionalidade; possibilitar o manuseio de possibilidades de combinações; avaliar a apreensão de números pares e ímpares; desafio matemático; formar tabela de dupla entrada e analisá-la e estimular a cooperação entre os alunos.
Material: Folha com a figura de boneco para desenho, para ser caracterizado pela criança e fazer as trocas de “roupas”; revistas; folha com as figuras das roupas; folha com a tabela; cola; tesoura; folha A4 e papel cartão.
Desenvolvimento: Apresentar o desenho dos bonecos à turma e a partir daí dialoga-se quantos pares poderão ser formados com as figuras (folha com 8 figuras), e explora-se as conversas para perceber e possibilitar a apreensão do conceito de números pares e ímpares. Distribuem-se as figuras e cada um colocará o rosto escolhido na revista, como sapatos ou desenhá-los; cola-se no papel cartão e a criança recorta a sua figura e dar o nome; deixa a turma brincar com as roupas e propõem-se o desafio matemático (copiado do quadro A (O) _____________ tem em seu guarda roupa duas bermudas e três blusas. Se a(o) quiser ficar diferente quantas combinações poderão ser feitas?). Deixar e estimular as combinações, o uso do recurso de usar letras e números nas figuras com anotação permite a visualização das combinações realizadas, já que a criança não precisará recorrer a certa abstração das combinações anteriores. Por fim entrega-se a tabela e conversa com a turma sobre as entradas e outras características, como coluna e linhas; as crianças recortam “roupas” da segunda folha e preenchem-na e faz-se nova contagem das possibilidades. A multiplicação retangular poderá ser explorada numa próxima aula.
Observação: As crianças gostaram de realizar a atividade e foi interessante perceber a criatividade de várias na construção de um guarda-roupa.