Aqui vão alguns trechos da reportagem:
"Teresinha Souza sonhava ser enfermeira quando aceitou, há 30 anos atrás, o emprego de inspetora em um novo colégio que abriria no Catete, próximo à comunidade de Santo Amaro, onde mora até hoje.
— Foi meu único emprego. Foi aqui que minha filha estudou e que minha neta estuda. É este colégio que mudou a vida da minha família. Até hoje trabalho aqui e evito pensar em como vai ser quando sair — conta Teresinha.
A escola que viu as três gerações da família Souza passarem pelos seus arcos é o Centro Integrado de Educação Pública Tancredo Neves, o Ciep 001, primeiro de uma série que pretendia revolucionar a educação através do ensino integral, como disse o mentor da iniciativa, Darcy Ribeiro, na inauguração.
(...)
Para Teresinha, que há 30 anos acompanha essa história no primeiro Ciep construído, os desafios são tão grandes quanto as vitórias já obtidas:
— Não deixo ninguém falar mal daqui. Falam porque não conhecem. Quem dera que todos os colégios fossem iguais àquele Ciep de 1985."
A reportagem completa você encontra aqui: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/trinta-anos-depois-professores-que-foram-do-ciep-falam-dos-desafios-da-educacao-integral-16308395
Nenhum comentário:
Postar um comentário