Projetos da Sala de Leitura Anna Claudia Ramos

ENCONTRO COM OS PROFESSORES

Queremos que os professores se apropriem do espaço da biblioteca como um lugar de interlocução com sua prática pedagógica e um momento de estudo e oficinas, para que possam despertar ideias, reflexões e para que tenham um espaço de encorajamento para seus processos de escrita e pesquisa. Escrever é um ato político para os estudantes e para os educadores.
Para isso, diante da rotina do professor, a biblioteca tem dois momentos durante a semana para atendê-lo e à sua demanda; além disso, uma vez por mês, teremos um momento de formação. Iremos convidar professores/pesquisadores de outros espaços educacionais para um café de trocas. Aguardem a programação!

ENCONTRO COM OS PAIS
Entendemos que a presença dos pais é de fundamental importância para o processo de alfabetização e letramento da criança. Seu apoio é um dos tripés que a escola precisa. Sendo assim, realizaremos um encontro por mês para os pais da escola. Teremos sempre uma poesia para ser lida e debatida, um texto, um curta ou uma dinâmica para que as demandas nossas e deles sejam entendidas. Queremos que eles entendam a importância da leitura na formação do seu filho.

TRABALHO COM OS ALUNOS
O ano já começou com bastante animação na biblioteca! Iniciamos um projeto fazendo uma aproximação com o projeto da escola “Arte de Ser”. Para isso foi trabalhado com as turmas 1501 e 1601 o livro “Correspondência”, de Bartolomeu Campos de Queirós. Depois da leitura, fizemos uma conversa sobre o livro, o tempo histórico que foi escrito e sua atualidade. Também aproveitamos para conversar sobre quem foi esse autor que marcou e marca a nossa vida, trazendo as questões de sua vida e obra para a nossa realidade.

CORRESPONDÊNCIA

E por falar em correspondência... As crianças escreveram em pedaços de papel as palavras que queriam que dormissem e as palavras que eles queriam acordar. Esse foi o primeiro passo e construímos um mural. Num segundo momento, observamos o texto do mural e conversamos sobre ele; observar e ler as palavras, o que mais apareceu, o que menos apareceu na produção deles, para construir um gráfico. Depois, pensamos em estratégias no nosso cotidiano para alcançarmos o que desejamos. Eles ficaram muito empolgados em saber que serão os embaixadores dessas palavras e dessas ações no CIEP Presidente Tancredo Neves. Acreditamos que a criança é um sujeito pensante e as realidades só podem ser mudadas se esses sujeitos forem tocados, responsabilizados e valorizados.
 


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