Queremos que os professores se apropriem do espaço da biblioteca como um lugar de interlocução com sua prática pedagógica e um momento de estudo e oficinas, para que possam despertar ideias, reflexões e para que tenham um espaço de encorajamento para seus processos de escrita e pesquisa. Escrever é um ato político para os estudantes e para os educadores.
Para isso, diante da rotina do professor, a biblioteca tem dois momentos durante a semana para atendê-lo e à sua demanda; além disso, uma vez por mês, teremos um momento de formação. Iremos convidar professores/pesquisadores de outros espaços educacionais para um café de trocas. Aguardem a programação!
ENCONTRO COM OS PAIS
Entendemos que a presença dos pais é de fundamental importância para o processo de alfabetização e letramento da criança. Seu apoio é um dos tripés que a escola precisa. Sendo assim, realizaremos um encontro por mês para os pais da escola. Teremos sempre uma poesia para ser lida e debatida, um texto, um curta ou uma dinâmica para que as demandas nossas e deles sejam entendidas. Queremos que eles entendam a importância da leitura na formação do seu filho.
TRABALHO COM OS ALUNOS
O ano já começou com bastante animação na biblioteca! Iniciamos um projeto fazendo uma aproximação com o projeto da escola “Arte de Ser”. Para isso foi trabalhado com as turmas 1501 e 1601 o livro “Correspondência”, de Bartolomeu Campos de Queirós. Depois da leitura, fizemos uma conversa sobre o livro, o tempo histórico que foi escrito e sua atualidade. Também aproveitamos para conversar sobre quem foi esse autor que marcou e marca a nossa vida, trazendo as questões de sua vida e obra para a nossa realidade.
CORRESPONDÊNCIA
E por falar em correspondência... As crianças escreveram em pedaços de papel as palavras que queriam que dormissem e as palavras que eles queriam acordar. Esse foi o primeiro passo e construímos um mural. Num segundo momento, observamos o texto do mural e conversamos sobre ele; observar e ler as palavras, o que mais apareceu, o que menos apareceu na produção deles, para construir um gráfico. Depois, pensamos em estratégias no nosso cotidiano para alcançarmos o que desejamos. Eles ficaram muito empolgados em saber que serão os embaixadores dessas palavras e dessas ações no CIEP Presidente Tancredo Neves. Acreditamos que a criança é um sujeito pensante e as realidades só podem ser mudadas se esses sujeitos forem tocados, responsabilizados e valorizados.
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